Criptomoedas

Banco Central do Brasil explica a regulamentação das criptomoedas no Brasil

Vídeo postado no canal do YouTube do órgão fala sobre os próximos passos da supervisão desse mercado no país

17 JUL 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 13h35
Divulgação: Banco Central

Na sexta-feira (14), o Banco Central (BC) publicou um vídeo no canal do YouTube do órgão sobre o papel de regulação da entidade no setor de criptomoedas. O conteúdo traz uma breve explicação sobre os criptoativos e sobre a atuação do Banco Central na supervisão desse mercado e de todos os outros no Brasil. 

O BC explica sobre a iniciativa de fazer uma consulta pública para a construção de um modelo de regulação para os criptoativos no país. Porém, o vídeo também que essa regulamentação será fundamentada em “diretrizes que são muito importantes para a prestação adequada dos serviços de criptoativos: a livre concorrência e a proteção e defesa dos consumidores e usuário.”

No vídeo, também é levantada a importância dessa supervisão, para aumentar a “a eficiência, a inclusão financeira e modificar a arquitetura do sistema financeiro” com esses tipos de produtos e serviços. 

Mas, os riscos nesse mercado também são questionados no conteúdo e é mostrado a importância do cuidado do órgão regulador nesses casos. Fraudes, a preservação da integridade dos mercados e a gestão do risco do capital são pontos em que o Banco Central continuará sempre prestando atenção para acompanhar o desenvolvimento do mercado. 

O conteúdo faz parte da série “BC te explica” que são vídeos curtos e com linguagem descontraída. Eles servem para trazer informações diretas e de fácil compreensão para toda a população. 

 

O Banco Central é responsável pela regulação do mercados das criptomoedas no Brasil desde 14 de junho de 2023 com Decreto 11.563.