Criptomoedas

PF realiza operação contra esquema de pirâmide financeira envolvendo criptomoedas em Santa Catarina

Os acusados são suspeitos de um prejuizo de R$1,5 milhão

18 JUL 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 17h45
Reprodução: Polícia Federal

A Polícia Federal realizou nessa terça-feira (18) mais uma ação da operação Krypto, em Santa Catarina.Os mandados foram cumpridos contra suspeitos de montar uma pirâmide financeira com uso de criptomoedas. Toda a investigação pretende “combater fraudes e negociações” com criptoativos no Brasil, segundo o comunicado. 

De acordo com as autoridades, os suspeitosa traíam investidores oferecendo altos lucros por meio de operações no mercado de criptomoedas. Esse método de atuação é uma marcante característica de esquemas de pirâmide, e sua crescente nos últimos anos levou a Câmara dos Deputados a estabelecer uma CPI para investigar esse fenômeno.

O comunicado da Polícia Federal informa que foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Araranguá/SC e Passo de Torres/SC, que foram expedidos pela 1a Vara Federal de Florianópolis/SC. Essa investigação foi iniciada em 2021, quando a PF descobriu que os suspeitos arrecadaram recursos de terceiros, alegando investimentos em criptomoedas e oferecendo lucros por meio das operações com esses ativos.

Além disso, as apurações apontaram que um dos envolvidos teria se apropriado indevidamente dos valores recebidos das vítimas do esquema. O montante estimado de prejuízos aos investidores é de aproximadamente R$ 1.5 milhão. A PF não pode informar os nomes das empresas e pessoas investigadas. Os crimes sob investigação estão relacionados ao sistema financeiro nacional e são passíveis de pena de um a quatro anos de reclusão, além de multa.