Bitfarms expande operações de mineração de Bitcoin (BTC) no Paraguai com Energia da Itaipu
CEO da empresa afirma que medida serve para "impulsionar o crescimento"
19 JUL 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 17h51A mineradora de Bitcoin (BTC) canadende, Bitfarms, anunciou a ampliação de suas operações no Paraguai. Com foco em energia hidrelétrica ecológica, a mineradora informou nessa quarta-feira (19) a expensão para a América Latina, devido ao baixo custo da energia na região.
A Bitfarms adquiriu dois contratos de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) no Paraguai, que possibilitarão o acesso a até 150 megawatts (MW) de energia hidrelétrica sustentável. Essa energia terá duas fontes, a primeira é o distrito de Yguazu. A região fica próxima à barragem de Itaipu, a terceira maior hidrelétrica do mundo que fica na divisa do Brasil com o Paraguai e fornecerá 100 MW para a mineradora. Nesse lugar, a empresa vai desenvolver uma nova fazenda de mineração de BTC.
A energia restante virá de Villarrica, cidade próxima as outras operações da Bitfarms no país. A construção dessa operação está programada para começar no segundo trimestre de 2023. O CEO da Bitfarms afirmou que a medida serve para “impulsionar o crescimento, alavancando nossa experiência em design de fazendas e aproveitando nossa experiência operacional para ampliar nossa presença geográfica e otimizar recursos globais de energia subutilizados.”
A escolha do Paraguai é porque o país abrange uma abundância de energia renovável, além do custo ser baixo. Segundo os cálculos da Bitfarms, a energia hidrelétrica disponível nos dois locais será fornecida a um preço contratado de cerca de 3,9 centavos de dólar por kWh, sem considerar o IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) e sem ajustes inflacionários anuais.