Criptomoedas

Kuwait proíbe operações com criptomoedas na região

País do Oriente Médio justifica a decisão como forma de combater a lavagem de dinheiro

20 JUL 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 14h30
Foto: Reprodução (fabrikasimf / Freepik)

O governo do Kuwait, país do Oriente Médio, emitiu um comunicado que proíbe o uso de criptomoedas para pagamento e investimentos na região. A proibição foi justificada como uma forma de combater a lavagem de dinheiro que poderia ocorrer através do uso desses ativos digitais e está valendo desde a última terça-feira (18).

Em comunicado, a Autoridade do Mercado de Capitais do país (CMA) confirmou a suspensão dos criptoativos no Kuwait e reafirma o compromisso com a “proibição absoluta” das negociações com os ativos digitais. A nota também reafirmava que a proibição também valeria para transações com criptomoedas como intermediárias. 

O órgão demonstra a preocupação com a compra e venda dos criptoativos pelos cidadões do país, já que elas não possuem “status legal”. “Elas não estão vinculadas a nenhum ativo ou emissor, e os preços desses ativos são sempre impulsionados pela especulação que os expõe a um declínio acentuado”, reafirma o CMA no comunicado. 

O governo alega que as proibições foram resultados de estudos realizados pelo Comitê Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo do Kuwait e buscam atender às recomendações globais do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) para criptoativos.