Criptomoedas

3 fatores para entender alta do mercado das criptomoedas

Estudo da a16z, empresa de capital de risco do Vale do Silício, avalia saúde da indústria digital de um ponto de vista tecnológico, e não somente financeiro

15 ABR 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 16h00
Foto: Gerd Altman (Reprodução/ Pixabay)

O blockchain, a tecnologia que sustenta as criptomoedas e milhares de outras funcionalidades, é algo recente. No entanto, apesar do pouco tempo de existência, é notório o rápido progresso da indústria de criptomoedas, apesar das flutuações na atividade e dos períodos de estagnação.

É necessário reconhecer que avanços significativos de infraestrutura, como a Shapella - atualização bem-sucedida da rede Ethereum realizada nesta semana - muitas vezes passam despercebidos devido à atenção dada a falhas e a contratempos.

Um estudo da a16z, empresa de capital de risco do Vale do Silício, apresenta o State of Crypto Index, uma ferramenta interativa que avalia a saúde da indústria cripto de um ponto de vista tecnológico, e não financeiro. O índice mede o crescimento mensal médio ponderado de 14 métricas do setor, como o número de contratos inteligentes verificados e carteiras de transações.

Confira 3 fatores que favorecerem para alta do mercado de criptomoedas:

Aumento de engajamento dos usuários

Os endereços ativos atingiram um recorde de 15 milhões no mês passado, dobrando nos últimos dois anos, já que os jogos on-chain e outros serviços oferecem novas formas de engajamento.

Crescimento renovado na atividade de DeFi e NFT

As vendas de NFT e os volumes de negociação de câmbio descentralizado estão aumentando, indicando o ressurgimento do interesse nessas áreas.

EUA perdendo o domínio da web3

Entre 2018 e 2022, a parcela de desenvolvedores de criptomoedas nos EUA caiu 26%, indicando a necessidade de regulamentação para incentivar a inovação no país.