Banco espanhol A&G lança primeiro fundo de investimento em criptomoedas na Europa
Fundo de gestão ativa permitirá negociações com Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH)
26 JUL 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h16O A&G, um banco privado espanhol com 12,4 bilhões de euros (R$ 65 bilhões) em ativos sob gestão, está prestes a lançar um fundo de investimento que negociará criptomoedas, incluindo Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH). Este fundo de gestão ativa é considerado o primeiro desse tipo na Europa.
Segundo o banco, os gestores poderão alocar os recursos da maneira que desejarem, com a condição de que pelo menos 70% do fundo seja exposto a criptomoedas físicas em todos os momentos. Román González Torres, um dos supervisores do fundo, afirmou ao Blockworks que a proposta terá foco “principais criptomoedas em termos de capitalização de mercado e liquidez.”
O fundo será supervisionado por Torres e Rubén Ayuso, ambos com experiência anterior em gerenciamento de fundos na A&G. O lançamento do fundo está programado para acontecer até o final de setembro deste ano. A A&G registrou o fundo na autoridade reguladora financeira da Espanha em sexta-feira passada, dia 21 de julho.
Este fundo será diferente de outros fundos criptográficos gerenciados passivamente, pois seus gerentes tomarão decisões com base nas condições do mercado, incluindo liquidez, e indicadores de provedores de dado. A exposição às criptomoedas será determinada com base nas condições de mercado e não seguirá uma abordagem de rastreamento de índices específicos.
Torres também destacou que o fundo será negociado em bolsa, oferecendo benefícios fiscais. O A&G nomeou o CACEIS Bank, braço de manutenção de ativos do Crédit Agricole, como depositário do fundo, e contratou a PwC como auditor.