Bitcoin

Possíveis mudanças do BOJ podem influenciar criptomoedas e causar volatilidade ao Bitcoin (BTC)

Decisão poderá ter potenciais impactos nos mercados globais de títulos, taxas de câmbio e, especialmente, nas condições de liquidez de ativos digitais

27 JUL 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 09h17
Foto: Reprodução (Vu Nguyen/ Unsplash)

Muitos traders procuram por mais volatilidade no mercado, porém, o Bitcoin (BTC) tem se mostrado pouco reativo. Nem mesmo o aumento da taxa do Federal Reserve foi capaz de despertar a criptomoeda de seu estado adormecido.

A esperança agora recai sobre o Banco do Japão (BOJ), o terceiro maior banco central do mundo, conhecido por sua política pró-liquidez muito frouxa. Especula-se que o BOJ poderá tomar medidas para resolver a situação na próxima sexta-feira (28), suavizando seu controle sobre os mercados de títulos do país.

Tal decisão poderá ter potenciais impactos nos mercados globais de títulos, taxas de câmbio e, especialmente, nas condições de liquidez. É importante lembrar que o Bitcoin e outras criptomoedas tendem a ser sensíveis a mudanças nas condições de liquidez em escala mundial.

Em dezembro de 2022, o BOJ manteve a meta enquanto permitia que o rendimento flutuasse entre 50 pontos-base (bps). Entretanto, na sexta-feira, o banco poderá ampliar essa banda para 100 pontos-base, o que, indiretamente, poderá reduzir as compras de títulos, diminuindo a liquidez disponível.

Especialistas e bancos de investimento acompanham de perto esses movimentos, pois sabem que as decisões do BOJ podem ter efeitos significativos nos mercados financeiros globais. Para o mercado de criptomoedas, principalmente o BTC, a expectativa é de que mudanças nas condições de liquidez possam finalmente trazer a tão desejada volatilidade e movimentação.

Com a crescente atenção do mundo financeiro sobre os ativos digitais, qualquer sinal de maior movimentação no mercado de criptomoedas pode atrair novos investidores e ampliar ainda mais o interesse em moedas virtuais como o Bitcoin. Resta agora aguardar a decisão do BOJ e observar como o mercado de criptomoedas reagirá a essa possível mudança de cenário.