Criptomoedas

Contador-chefe da SEC adverte empresas sobre responsabilidade em auditorias de criptomoedas

Aviso vem após uma série de eventos que levantaram preocupações sobre a transparência e precisão das informações financeiras divulgadas no setor

28 JUL 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 09h53
Reprodução: SEC EUA

O contador-chefe da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) emitiu um alerta às empresas de contabilidade, destacando que elas podem ser legalmente responsabilizadas por declarações feitas por empresas de criptomoedas ao promoverem revisões parciais de suas finanças como "auditorias". Esse aviso vem após uma série de eventos que levantaram preocupações sobre a transparência e precisão das informações financeiras divulgadas no setor de criptomoedas.

Uma das empresas de contabilidade que enfrentou críticas públicas relacionadas a uma revisão parcial dos livros foi a Mazars. A empresa parou de trabalhar com clientes do setor de criptomoedas após a polêmica envolvendo uma revisão parcial dos livros da Binance no final do ano anterior.

O proprietário e CEO da Binance, Changpeng 'CZ' Zhao, divulgou essa revisão como uma "prova auditada" de reservas, o que gerou controvérsias e questionamentos sobre a integridade do processo.

Além disso, a Mazars retirou do seu site o relatório financeiro parcial divulgado por Zhao, agravando ainda mais as suspeitas em torno da exatidão das informações apresentadas pela empresa de criptomoedas.

Essas questões de transparência financeira também afetaram a Binance US, uma subsidiária da Binance. A SEC abriu longos processos de execução contra Zhao, Binance e Binance.US, incluindo a alegação de que um auditor descobriu que a unidade nos EUA não possuía ativos suficientes para cobrir os resgates dos clientes.

Esse relatório não público sugeriu que esses ativos estavam retidos pela Binance em 1º de dezembro de 2022, pouco antes de Zhao divulgar a revisão não auditada da Mazars no Twitter, levantando dúvidas sobre a independência das operações da Binance.US em relação à matriz.

Você pode conferir o pronunciamento completo de Paul Munter, contador-chefe da SEC, clicando aqui,