Blockchains

Matter Labs é acusada de copiar código do Polygon sem dar os créditos

Prática é bastante julgada dentro da comunidade blockchain

3 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 18h35
Foto: Reprodução (Freepik)

A Matter Labs, empresa por trás do pacote zkSync, foi acusada pelo Polygon Zero, uma solução de dimensionamento da Ethereum, de utilizar parte do código-fonte aberto do Polygon sem dar créditos. Em um comunicado, o Polygon alegou que o Matter Labs recentemente lançou um sistema de teste chamado Boojum, que incluía código copiado da biblioteca de software "Plonky2" do Polygon, mas sem os devidos créditos aos autores originais.

O post afirmava que “copiar e colar o código-fonte sem atribuição e fazer afirmações enganosas sobre o trabalho original é contra o ethos do código aberto e prejudica o ecossistema.” As empresas blockchain geralmente liberam seu código sob licenças de software de código aberto, o que permite que desenvolvedores externos leiam, copiem e, em alguns casos, contribuam para a base de código original de uma empresa. 

Polygon e Matter Labs estão desenvolvendo soluções de escalabilidade de segunda camada conhecidas como zk-rollups para aliviar o congestionamento na rede Ethereum e proporcionar transações mais rápidas e baratas. Essa competição pelo mesmo grupo de usuários e investidores pode ser um fator adicional que contribui para as tensões entre as empresas.

A importância da atribuição adequada e do respeito às licenças de código aberto é amplamente reconhecida na comunidade blockchain, e outras empresas do ecossistema da Ethereum também manifestaram preocupação com as alegações contra o Matter Labs. O líder do ecossistema da Starkware, Louis Guthmann, também afirmou que “essas alegações são muito sérias. Respeitar as licenças e, mais importante, honestidade e atribuição clara é a alma do Open Source.”