Mobiup e MetaEXP se unem em iniciativa que dá valor real e permitindo revenda de acessórios
Utilizando tokenização as a Service, jogadores terão posse das skins adquiridas no jogo e possibilita comercialização no mercado secundário
4 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 12h50A Mobiup, empresa de inovação que planeja e desenvolve produtos digitais, foi responsável por tokenizar os itens dos metaversos da MetaEXP e pela construção de seu marketplace. Nele estarão disponíveis para compra e venda os ativos das cidades virtuais da MetaEXP: MetaSoul, que já recebeu ações das Americanas e do Banco 24 Horas dentro de seu servidor e também do Brazuera, metaverso do apresentador Danilo Gentili.
Utilizando o conceito de Tokenização As A Service, a desenvolvedora Mobiup forneceu toda a infraestrutura necessária para a tokenização dos elementos das cidades da MetaEXP, convertendo-os em ativos digitais únicos e autênticos, permitindo assim, a posse real dos itens pelos usuários. Esses ativos podem ser comprados, vendidos e negociados entre os players, proporcionando aos jogadores uma nova dimensão de possibilidades dentro do universo dos jogos.
“Nós não apenas fornecemos a infraestrutura para tokenização dos itens, como também a estrutura para que toda a jornada de compra no marketplace fosse facilitada, para isso um ecommerce com diversas formas de pagamentos (pix, cartão ou cripto) torna o acesso simples e democrático” disse o diretor de produto e cofundador da Mobiup.
Ao acessar o ecommerce das cidades virtuais da MetaEXP os jogadors terão acesso às diferentes skins e itens disponíveis. Com um metodo de pagamento facilitado que permite não só o uso de cartões de créditos mas também de criptoativos e do pix, o usuário será o verdadeiro dono da skin adquirida, que ficará disponível na carteira vínculada ao marketplace.
Diferente dos jogos tradicionais, onde os objetos só possuem valor fora do jogo, na MetaSoul e Brazuera e venda de itens entre jogadores em um mercado sencundário é possível, incentivada e pode ser feita porque cada ativo tokenizado possui um valor real.
Segundo o estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a PiniOn, 64% dos jovens que estão entre 18 e 24 anos, jogam games on-line, sendo que 54% costumam comprar acessórios e extensões dentro dos jogos. Até então, esses jogadores investiam seu tempo e dinheiro sem um retorno real além do entretenimento no ambiente virtual, onde esses itens só lhes pertenciam dentro do ecossistema do jogo, com pouco ou nenhum valor fora dele.
“Nos metaversos da MetaEXP, sua moto, seu carro, pontos comerciais e outros assets virtuais adquiridos no marketplace são realmente seus, assegurados em blockchain, e você pode comercializá-los no mercado secundário pelo valor que quiser. É um pilar que possibilita uma economia circular real, com demandas reais e geração de valor tangível, bem como a interoperabilidade entre as nossas cidades virtuais” afirmou José Camargo, diretor de operações da Enablers | MetaEXP.
Segundo a última edição do relatório de mercado de games, divulgado pela consultoria Newzoo, somente os jogos de smartphones movimentaram cerca de US$ 92 bilhões no ano passado. Desse total, uma parcela chama a atenção: US$ 2,4 bi vem apenas das microtransações, aquelas feitas para aquisição de skins, avatares, poderes e etc.