Twitter

Atividades de bots no Twitter impulsionaram tokens vinculados à Alameda Research

Network Contagion Research Institute (NCRI) estudou mais de 3 milhões de tweets

4 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 14h48
Divulgação: Twitter

De acordo com um relatório da Network Contagion Research Institute (NCRI), as atividades de bots no Twiiter registrou um notável crescimento de tokens cripto. Esses tokens estão vinculados à Alameda Research de Sam Bankman-Fried, e o aumento aconteceu depois do anúncio de listagem na FTX. 

O estudo intitulado como “Corrida do ouro impulsionada por bots – Desvendando o papel da atividade de mídia social não autêntica no mercado de cripto e além” afirmou que uma grande parcela das conversas online sobre as moedas listadas pré-colapso da bolsa foram originadas por contas de "tipo robô". A análise estudou mais de 3 milhões de tweets entre 1º de janeiro de 2019 e 27 de janeiro de 2023.

O foco dos posts analisados foram tweets que mencionavam 18 diferentes tokens que foram oficialmente "anunciados" pela conta do Twitter da FTX. O relatório concluiu que, após serem listados na FTX, a proporção de discussões "inautênticas" acerca dos tokens no Twitter subiu de aproximadamente 30% na rede social. Contudo, é incerto que esse mesmo fenômeno ocorre com outras exchanges, como Coinbase ou Binance.

O editor-chefe da publicação de pesquisa de tecnologia EarthWeb,Jason Wise, em entrevista ao Decrypt disse que "Essas conversas 'inautênticas' criam a ilusão de um interesse e atividade crescentes em torno de um token específico, levando as pessoas a acreditar que ele está ganhando força". O NCRI destaca que essas atividades podem servir como ferramenta fundamental para manipulação do mercado.