Blockchains

Blockchain da Cardano (ADA) cresce enquanto é impulsionada por novos aplicativos descentralizados

Relatório da Massari comparou desenvolvimentos do 2T23 com números do período anterior

7 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 09h19
Foto: Reprodução (Freepik)

Um relatório recente da empresa de análise Messari revelou que a atividade no blockchain da Cardano (ADA) registrou um crescimento significativo no valor bloqueado e nas métricas transacionais, impulsionado por melhorias técnicas e um aumento no interesse dos desenvolvedores.

O estudo, encomendado pelo desenvolvedor da Cardano, Input Output, comparou os desenvolvimentos do segundo trimestre com os números do primeiro trimestre, destacando o expressivo crescimento no ecossistema.

Segundo o levantamento, a exchange descentralizada Minswap apresentou o maior crescimento absoluto, contribuindo para o aumento geral da atividade na blockchain. Além disso, diversos novos aplicativos descentralizados (dapps) também desempenharam um papel fundamental nesse crescimento.

Embora a atividade de transações tenha registrado um aumento, o relatório apontou uma redução de 4% no número de usuários diários ativos. Essa queda representa a quarta diminuição consecutiva na atividade de endereço nos últimos cinco trimestres.

A carga do blockchain, uma medida que indica a quantidade de dados contidos nos blocos durante um período específico, também experimentou um aumento significativo, chegando a 50% a mais do que nos três meses anteriores, atingindo um nível de eficiência ainda maior.

O relatório também destacou que cerca de US$ 175 milhões em tokens estão atualmente bloqueados no blockchain da Cardano, alcançando o patamar mais alto deste ano. No entanto, esse valor ainda representa uma redução de 50% em relação ao pico histórico de US$ 340 milhões alcançado em maio de 2022.