Criptomoedas

PF Argentina realiza busca em sede de pirâmide de criptomoedas apoiada por candidato à presidência

Javier Milei apoiou a Coinx World em postagens nas redes sociais

8 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 14h02
Reprodução: Liberty Coin

A Polícia Federal da Argentina (PFA) realizou uma operação de busca e apreensão na sede da Coinx World, uma suposta pirâmide financeira com criptomoedas, localizada na cidade de Santa Fé.e apoiada pelo atual candidato à presidência da Argentina, Javier Milei. A operação foi autorizada por um mandado expedido pelo juiz federal Ariel Lijo. 

Javier Milei, é conhecido por suas visões de extrema-direita e defesa da liberdade financeira através da adoção de Bitcoin, está associado à Coinx World. Ele elogiou os serviços de investimento e promovendo a empresa em postagens nas redes sociais. 

“Tive o prazer de conhecer os escritórios da @coinx.world e sua equipe. Eles estão revolucionando a forma de investir para ajudar os argentinos a escapar da inflação. A partir de agora você pode simular seu investimento em pesos, dólares ou criptomoedas e obter lucro. Escreva para eles @coinx.world [e fale] de mim para que eles o aconselhem com o melhor!”, escreveu Javier em post no Instagram em dezembro de 2021

 

A Comissão Nacional de Valores da Argentina (CNV) emitiu denúncias contra a Coinx World, proibindo a empresa e seu responsável, Juan Manuel Malaspina, de realizar ofertas públicas de investimentos no país. A empresa prometia retornos mensais de até 8% e se apresentava como uma "consultoria financeira".

O advogado Juan Pablo Chiesa, representante dos clientes da Coinx World, entrou com uma ação coletiva para provar a participação de Javier Milei na empresa e responsabilizá-lo conjuntamente pelos prejuízos financeiros dos investidores. Chiesa também atuou no caso de uma pirâmide financeira anterior na Argentina, chamada "Generación Zoe".