FTX

Ex-executivo da FTX, Ryan Salame, está em negociações para se declarar culpado

Acusações envolvem violações da lei de financiamento de campanha eleitoras

8 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 18h15
Reprodução: The Berkshire Eagle

O ex-executivo sênior da falida exchange de criptomoedas FTX, Ryan Salame, está em negociações para se declarar culpado no próximo mês em relação a acusações criminais, incluindo violações da lei de financiamento de campanha, conforme relatado pela Bloomberg News. As informações divulgadas na terça-feira (8) indicam que Salame está buscando um acordo para se declarar culpado das acusações perante os promotores federais. 

Essas alegações referem-se a possíveis infrações no âmbito do financiamento de campanhas. Até o momento, não houve acusações formais relacionadas ao caso da FTX para Salame, porém, vários indivíduos ligados à empresa, como Caroline Ellison, CEO da Alameda Research, e Gary Wang, cofundador da FTX, já se declararam culpados de diferentes acusações.

Uma das evidências levantadas pelas autoridades foi a compra de um jato particular por parte de Salame durante seu período na FTX. Esse ativo poderá ser objeto de confisco como parte de um eventual acordo judicial com o governo. Além disso, em abril, a casa do ex-executivo foi alvo de uma busca realizada pelo Federal Bureau of Investigation (FBI), embora os detalhes específicos dessa operação permaneçam desconhecidos.

As investigações sobre Salame ganharam destaque em julho, quando surgiram suspeitas de possíveis violações de financiamento de campanha. Os promotores federais estavam explorando o envolvimento de Salame na corrida eleitoral de Michelle Bond para o Congresso de Nova York em 2022, conforme reportado pelo Wall Street Journal.