NFTs

Crescimento dos NFTs: da primeira venda na Binance ao atual cenário de 2023

Segundo relatório, houve um aumento de 32,9% nas vendas no 1T23 em relação ao 2T23

10 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 16h27
Foto: Reprodução (Justin Sullivan / Unsplash)

O boom do interesse por NFTs ao redor do mundo ocorreu em 2021. O primeiro NFT vendido no Binance NFT Marketplace foi uma obra digital do renomado artista Trevor Jones chamada "Genesis". Ela foi lançada no início da plataforma Binance NFT em 24 de junho de 2021.

A capa apresenta o logotipo da Binance e foi criada para comemorar o lançamento da plataforma. A obra de arte foi vendida por 96,5 BNB, no momento da venda, o valor era equivalente a aproximadamente US$ 47 mil. Desde então, esse mercado se expandiu significativamente. E desde o lançamento do Binance NFT Marketplace, mais de 3,9 milhões de NFTs foram vendidos.

"Os NFTs podem ser muito mais que colecionáveis digitais e conceder benefícios no mundo real. No setor do entretenimento e esportes, por exemplo, os NFTs podem revolucionar a venda de tickets para eventos, evitando que eles sejam roubados, clonados e ainda oferecendo mecanismos que definem um valor máximo de revenda, evitando preços exorbitantes", comenta Guilherme Nazar, diretor-geral da Binance no Brasil. 

Desde 2020, os NFTs ganharam popularidade significativa devido à crescente adoção e interesse de vários setores, incluindo arte, jogos, esportes e entretenimento. Artistas, celebridades e marcas entraram no espaço, contribuindo para sua expansão.

 

Segundo o relatório divulgado pela Binance, os NFTs registraram US$ 5,3 bilhões em volume de vendas no primeiro semestre de 2023, representando uma queda de 75,9% em relação ao ano anterior, mas um aumento de 32,9% quando comparado ao segundo semestre de 2022.

A queda acentuada em relação ao ano anterior não é surpreendente ao considerar a mudança no sentimento do mercado em relação a um ano atrás. Há alguns sinais de estabilização ao comparar as vendas de NFT no primeiro semestre de 2023 com o segundo semestre de 2022.