Worldcoin

Worldcoin interrompe coleta de dados no Brasil

Empresa está sendo investigada na Argentina e na Quênia

11 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 13h37
Foto: KARSTEN MORAN / FORTUNE

Após ser investigada em vários países, a Worldcoin, projeto de criptomoedas que coleta dados através do escaneamento da íris, do Sam Altman, fundador do ChatGPT, interrompeu suas operações no Brasil. Segundo uma reportagem da Folha de São Paulo, o projeto fechou os três pontos de registro do país e informou que o lançamento era somente um teste. 

A empresa havia lançado um programa piloto no Brasil em março de 2023. Os participantes do programa recebiam 25 tokens Worldcoin (WLD), a criptomoeda do projeto, em troca de fornecer seus dados de íris. Entretanto, em resposta à Folha de São Paulo, a Worldcoin afirmou que “não planeja um serviço permanente”.

Segundo a Agência Nacional de Proteção de Dados, “eventuais violações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) são constatadas somente após processo fiscalizatório”.

A Worldcoin está sendo investigada na Argentina, França e Quênia. No começo de agosto de 2023, o governo do Quênia suspendeu as operações da Worldcoin no país. O governo queniano afirmou que a empresa não havia obtido as licenças necessárias para operar no país.

O WLD vem enfrentando quedas desdo o seu lançamento, registrando perdas de quase 26% na última semana. Segundo cotação da CoinMarketCap, o valor do WLD está em US$ 1,69.