Ação coletiva acusa MoonPay e Sotheby's para aumentar o valor de NFTs
Celebridades também estão envolvidas no caso
11 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 19h26Uma ação coletiva em andamento alega que a empresa de pagamentos cripto MoonPay conspirou com o criador do Bored Ape Yacht Club (BAYC), Yuga Labs, e várias celebridades para aumentar o valor dos NFTs. A queixa recém-atualizada, apresentada na semana passada, cita uma “testemunha confidencial” afirma que trabalhou no departamento de conformidade da MoonPay.
A testemunha afirma que os funcionários começaram a suspeitar quando tiverem acesso à relatórios públicos de que celebridades estavam sendo investigadas e processadas por promover ilegalmente a venda de criptoativos”. Após realizar outra pesquisa no banco de dados de clientes da MoonPay, também declarou que tentaram achar informações de alguns celebridades que eram clientes, como Justin Bieber, Madonna e Paris Hilton. Porém, não achou nenhuma informação, nem dados ou histórico de transações.
No final de 2022, o processo ganhou notoriedade ao apresentar acusações de celebridades promover a Bored Apes e MoonPay nas redes sociais e não revelar se existia algum contrato entre eles.
A ação também adicionou a Sotheby's à lista de réus, com a suspeita de que enganou as pessoas. Isso aconteceu quando representantes da casa de leilões afirmaram que um colecionador de arte “tradicional” havia comprado 101 Bored Apes por US$ 24,4 milhões, quando, na verdade, a extinta exchange de criptomoedas FTX comprou os NFTs.