União Europeia

Nova legislação da União Europeia para criptomoedas não consegue garantir ambiente totalmente seguro

Presidente da ESMA reforça que o MiCA não consegue oferecer mesma proteção de produtos financeiros tradicionais

17 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 13h54
Crédito: Freepik

A legislação europeia de ativos cripto (MiCA) não garantirá um ambiente livre de riscos para os investidores, segundo a chefe do regulador de valores mobiliários da União Europeia, Verena Ross. Mas também garante que todas as empresas que prestam serviço do setor sejam uniformemente regulamentadas e supervisionadas. 


Ross, presidente da Autoridade Europeia de Valores Mobiliários e Mercados (ESMA), disse em uma entrevista publicada na quarta-feira (16), no site do European Central Bank, que "os consumidores precisam estar cientes de que o MiCA não oferece a mesma proteção que os produtos financeiros tradicionais". 


A MiCA foi aprovada em abril e exigirá que as empresas de criptomoedas obtenham licenças e se submetam a uma série de regulamentações, incluindo requisitos de divulgação e medidas de proteção ao consumidor. Segundo Ross, o MiCA mudará a situação atual “que é uma colcha de retalhos de regimes nacionais.”

 


No entanto, Ross destaca que no passado o mercado de criptomoedas ainda possuía riscos de volatilidade e fraude. Mas a presidente ainda lembra que “mesmo com a implementação do MiCA, que é claramente um avanço, não haverá criptoativos seguros”