Terra

SEC recebe aval para investigar cofundador da Terra

Decisão judicial não inclue DoKwon, o outro fundador da blockchain

18 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 18h11
Crédito: Freepik

O juiz federal Jed Rakoff autorizou a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) a investigar o cofundador da Terra, Daniel Shin. A comissão investigará a empresa de pagamentos Chai Corp e Shin por esquema ilegal. Com o aval do tribunal, a SEC está agora habilitada a colaborar de forma conjunta com as autoridades sul-coreanas no processo de investigação.

 

 A autoridade do juiz Rakoff respalda a utilização, por parte da SEC, de um processo amparado por um tratado internacional datado de 1970, que orienta a coleta de provas em âmbito global. Dessa forma, e uma agência norte-americana pode colaborar de maneira coordenada com as autoridades estrangeiras envolvidas na investigação.

 

Porém, a decisão judicial não mencionou Do Kwon, outro cofundador da blockchain, cujo colapso em 2022 resultou em perdas financeiras que superaram a marca dos US$ 40 bilhões. Atualmente, Do Kwon cumpre pena em Montenegro por posse de passaporte falso. 

 

Os advogados de Shin afirma que não participou do colapso da Terraform Labs. Porém, as empresas Terra e a Chai Corp foram fundadas por Do Kwon e Shin e eram empresas irmãs até 2020. Quando se separaram, Shin ficou com o cargo de CEO da Chai e Kwon assumiu como CEO da Terraform.