Presidente do Fed dos EUA afirma que política monetária restritiva continua para controlar inflação
Simpósio Jackson Hole é um evento anual que reúne líderes financeiros, economistas e autoridades para discutir as perspectivas econômicas e políticas monetárias
25 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 12h14No discurso de abertura no Simpósio Jackson Hole do Federal Reserve Bank (Fed) de Kansas City, Jerome Powell, o presidente do Fed, destacou a necessidade de uma política monetária restritiva até que a inflação apresente um desaceleramento sustentável. Powell enfatizou a prontidão do banco central em tomar medidas adicionais, caso necessário, porém, com uma abordagem cuidadosa.
O Simpósio Jackson Hole é um evento anual que reúne líderes financeiros, economistas e autoridades para discutir as perspectivas econômicas e políticas monetárias. A declaração de Powell foi um ponto da discussão deste ano, já que as preocupações sobre a inflação e as próximas decisões da macroeconomia dos EUA estavam no centro das atenções.
O presidente do Fed afirmou que a continuação da política monetária restritiva é vital para garantir que a inflação se estabilize em níveis controlados. Ele observou que o banco central está disposto a elevar ainda mais as taxas de juros, se apropriado, mas adotará uma abordagem prudente para avaliar o momento e a magnitude dessas ações.
A reação do mercado à fala de Powell foi acompanhada de perto. Segundo a ferramenta CME FedWatch, que rastreia as probabilidades de movimentos futuros das taxas de juros do Fed, os participantes do mercado mantêm uma previsão de aproximadamente 20% de chance de outro aumento nas taxas durante a reunião do banco central prevista para setembro. Essa probabilidade permaneceu praticamente inalterada em relação ao que era antes do discurso de Powell.