Tor lança prova de trabalho para combater ataques de negação de serviço
Rede sofre esse tipo de ataques desde 2022
25 AGO 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h13A rede Tor, que preserva a privacidade, anunciou na quinta-feira que está adotando uma prova de trabalho para combater ataques de negação de serviço. O Tor tem sido alvo desses ataques desde meados de 2022, deixando a rede lenta ou inoperante em algumas ocasiões.
O novo mecanismo de prova de trabalho do Tor funciona exigindo que os usuários usem mais recursos computacionais para visitar sites protegidos pela rede. Isso torna mais caro e difícil para os atacantes executar ataques.
O diretor de comunicações estratégicas do Tor Project, Pavel Zoneff, afirmou que “a introdução de um mecanismo de prova de trabalho desencorajará os atacantes, tornando os ataques em grande escala caros e impraticáveis.”
O mecanismo de prova de trabalho do Tor difere do que é usado no Bitcoin. “Existem semelhanças algorítmicas, mas há algumas distinções importantes. O sistema de prova de trabalho do Tor é dinâmico: em vez de forçar os clientes a buscar um alvo estático, pedimos aos clientes que 'licitem' usando seu esforço de prova de trabalho”, disse Zoneff.
"Onion services" são sites ou serviços executados sobre o Tor e consegue detectar quando um site está recebendo um monte de tráfego de uma só vez. Assim, a prova de trabalha exige que esses usuários precisem de mais esforço computacional. Os usuários comuns não notarão a mudança.