ETFs

JPMorgan: Decisão judicial pode impulsionar aprovação de ETFs de Bitcoin (BTC)

Instituição ressalta que tribunal também enfatizou falta de justificativa para permitir ativos baseado em futuros, enquanto negava aprovação

9 SET 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 08h00
Foto: Reprodução (frimufilms / Freepik)

A Comissão de Valores Mobiliários (SEC) pode estar mais próxima de aprovar os pedidos de fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin (BTC), à medida que um tribunal federal ordenou que o regulador reavalie sua rejeição à tentativa da Grayscale de transformar o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF, revelou o JPMorgan em um relatório divulgado na última sexta-feira (1º).

 

A decisão do tribunal foi fundamentada na alegação de que a fraude e a manipulação no mercado à vista representam riscos semelhantes tanto para os produtos à vista quanto para os futuros, uma vez que o "mercado à vista de Bitcoin e o mercado de futuros de Bitcoin da CME estão altamente correlacionados", destacou o relatório.

 

O JPMorgan ressalta que o tribunal também enfatizou a falta de justificativa para permitir ETFs de Bitcoin baseado em futuros, enquanto negava a aprovação. Esse ponto é particularmente significativo, uma vez que implica que, para a SEC justificar sua negação à proposta de conversão do GBTC pela Grayscale, "teria que revogar retroativamente sua aprovação anterior de ETFs de Bitcoin baseados em futuros".

 

Essa reviravolta judicial pode representar um marco significativo para o setor de criptomoedas, abrindo caminho para a aprovação de ETFs de Bitcoin à vista por parte da SEC. Gestores de ativos e entusiastas do mercado de criptomoedas observam atentamente o desenvolvimento dessa situação, que poderia ter implicações profundas para o mercado financeiro e para o reconhecimento mainstream do Bitcoin como um ativo legítimo.