Euro Digital enfrenta obstáculos em Estados-Membros não pertencentes ao euro
Relatório elaborado pela Unidade de Governação Econômica e Análise da UEM identificou obstáculos relacionados à implementação da CBDC nessas regiões
4 SET 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 16h15A iniciativa do euro digital da União Europeia (UE) enfrenta desafios significativos nos Estados-Membros que não adotaram o euro como sua moeda oficial, de acordo com uma análise detalhada realizada pelo Parlamento Europeu.
O relatório, elaborado pela Unidade de Governação Econômica e Análise da UEM, identificou uma série de obstáculos relacionados à implementação da Central Bank Digital Currency (CBDC) nos Estados-Membros fora da zona do euro. O problema central destacado pelo relatório é que a aceitação generalizada do euro digital em toda a UE exigiria a ratificação de acordos internacionais entre a UE e países não pertencentes à união.
O documento ressalta que "qualquer acordo entre o Banco Central Europeu (BCE) e um banco central nacional localizado em um Estado-Membro que não faça parte da zona do euro deverá ser precedido por um acordo internacional formal entre a União Europeia e o país terceiro em questão". Isso enfatiza a complexidade e a necessidade de coordenação internacional para a implementação bem-sucedida do euro digital em toda a UE.
Além disso, o relatório levanta outras questões, como a interoperabilidade com sistemas de pagamento nacionais e a necessidade de cooperação entre os Estados-Membros que adotaram o euro e aqueles que não o fizeram.