Exchanges

CPI das Pirâmides Financeiras convoca Diretor da Binance Brasil para depoimento

Guilherme Haddad Nazar está convocado para comparecer na Câmara dos Deputados na próxima terça-feira (12)

11 SET 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 13h55
Reprodução: Binance Brasil

A Câmara dos Deputados confirmou que a CPI das Pirâmides Financeiras está preparada para escutar na próxima terça-feira (12), às 14h, o depoimento do diretor-geral da corretora Binance no Brasil. Guilherme Haddad Nazar assumiu o cargo no final do ano passado e foi convocado para depoimento em junho de 2023 pelo deputado Alfredo Gaspar (UNIÃO/AL).


O deputado Gaspar justificou seu pleito, argumentando que a Binance está enfrentando uma série de problemas com órgãos reguladores não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos, Japão, China, Alemanha e Reino Unido. 

 

Além disso, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) instaurou uma investigação sobre a corretora, alegando que ela estaria oferecendo produtos do mercado de derivativos sem a devida autorização.

 

Para Gaspar, a presença de Nazar é importante para investigação já que “podemos deduzir que a Binance está imbricada inteiramente com a motivação desta CPI” Ele ainda acrescenta que “se torna fundamental compreender sua atuação no país”. 

 

Como Nazar foi convocado como testemunha, o diretor-geral da Binance tem a obrigação legal de comparecer e prestar depoimento diante da Comissão. O deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ), presidente da CPI das Pirâmides Financeiras, destacou que “a testemunha é obrigada a vir. Se não comparecer, a CPI pode solicitar que ela seja conduzida coercitivamente”.

 

Nelson Benavides Mateus Júnior, representante da Booking, João Ricardo Rangel Mendes, presidente da Hotel Urbano, e Matheus Muller Ferreira de Abreu, um dos líderes do grupo Valquíria também serão ouvidos nesta terça-feira.