Criptomoedas

Órgão regulador de Hong Kong alerta empresas cripto contra uso indevido da palavra "banco"

Documento diz que isso pode passar a ideia de que essas empresas são reguladas pela Autoridade Monetária de Hong Kong

15 SET 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 13h32
Foto: Reprodução (Annie Spratt/ Unsplash)

 A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) emitiu um alerta na sexta-feira (15) contra empresas de criptografia que usam indevidamente o termo “banco” para descrever suas ofertas de serviços.

 

 

A HKM disse que as empresas podem passar a ideia de que são reguladas pelo órgão ao se apresentarem como banco. “De acordo com a Portaria Bancária, apenas bancos licenciados, bancos com licença restrita e empresas de captação de depósitos, aos quais foi concedida uma licença pela HKMA, podem realizar negócios bancários ou de captação de depósitos em Hong Kong”, disse o alerta. 

 

 

Essas empresas também estão proibidas de descrever seus serviços como semelhantes aos que são feios pelos bancos, como dizer para os investidores fazerem depósitos e contas bancárias. Para o regulador, esses termos estão ligados aos serviços bancários. 

 

 

O alerta pode ter sido motivado pela denúncia da plataforma de negociações de ativos virtuais feitas pela Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong (SFC). Segundo o órgão, a JPEX parece ter “acordos envolvendo ativos virtuais, como 'depósitos', 'poupanças' ou 'ganhos' de ativos virtuais que não são permitidos pelo regime regulatório do SFC para VATPs”.