Autoridade monetária de Hong Kong adverte empresas de criptomoedas sobre uso de termo "banco"
Alerta surge em meio à crise de liquidez da exchange JPEX
18 SET 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 08h55A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) emitiu um alerta contundente para as empresas de criptomoedas que operam na região, instando-as a evitar o uso do termo "banco" em sua nomenclatura, a menos que sejam instituições autorizadas. O aviso, que visa evitar enganar os clientes, destaca as crescentes preocupações em relação à conformidade com a lei bancária de Hong Kong no setor.
O comunicado da HKMA enfatizou que empresas que se descrevem como "bancos de criptomoedas" ou "bancos de ativos digitais", além daqueles que caracterizam os fundos como "depósitos" ou promovem planos de poupança com alto retorno e baixo risco, podem estar violando a lei bancária do território. Esta ação destaca a crescente importância da regulamentação do setor em Hong Kong.
O alerta da HKMA ocorre em um momento crítico para o mercado digital em Hong Kong, com a exchange JPEX enfrenta uma crise de liquidez. A JPEX recentemente interrompeu algumas de suas operações após receber um aviso da Comissão de Valores Mobiliários e Futuros (SFC) de Hong Kong, alegando que a plataforma operava sem licença no país.
A SFC intensificou seus esforços para regulamentar as atividades relacionadas a criptomoedas e ativos digitais, aumentando a pressão sobre as empresas que operam nesse setor.