Regulação de criptomoedas precisa de harmonização global, diz relatório do Parlamento Europeu
Documento aponta Estados Unidos como exemplo de regulamentação fragmentada
22 SET 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 16h36Um novo relatório publicado pelo Serviço de Pesquisa do Parlamento Europeu (EPRS) na quinta-feira (21) alerta para os riscos da falta de harmonização da regulamentação criptográfica entre as principais jurisdições.
O relatório, intitulado "Regulamentações de países não pertencentes à UE sobre criptoativos e suas potenciais implicações para a UE", argumenta a necessidade de uma supervisão reforçada de reguladores que não pertencem à União Europeia. Essa sugestão serve para uma maior estabilidade no desenvolvimento desse mercado.
“A regulamentação atual em países fora da UE levanta questões sobre a estabilidade financeira, uma vez que as instituições financeiras globais podem ser incapazes de lidar com grandes variações de preços e as perdas incorridas por choques nos mercados de criptoativos”, disse o relatório.
O documento destaca o cenário regulatório fragmentado nos Estados Unidos, onde a falta de um regime de criptoativos ao nível federal permitiu divergências substanciais entre os estados. O relatório também cita o Reino Unido e o Japão como exemplos de jurisdições que adotaram abordagens regulatórias diferentes para criptoativos.