Criptomoedas

Credores da Celsius (CEL) avançam em recuperação financeira com plano de restituição

Stretto anuncia votação favorável, apesar de objeções, enquanto a Celsius Network busca superar desafios após pedido de falência

26 SET 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 09h17
Foto: Reprodução (Maki Kim/ Unsplash)

O especialista em reestruturação Stretto revelou que os detentores de créditos da Celsius (CEL) aprovaram um plano que pode restituir de 67% a 85% de suas participações.

 

Apesar do voto favorável da maioria dos credores, é importante notar que houve objeções ao plano, inclusive por parte do administrador dos Estados Unidos. A etapa final para a aprovação ocorrerá na audiência de confirmação, marcada para a próxima segunda-feira (2), no Tribunal de Falências dos EUA para o Distrito Sul de Nova York. O processo de votação foi previamente autorizado pelo juiz responsável pelo caso em agosto de 2023.

 

A robusta reorganização proposta contempla diversas classes de credores e obteve apoio com mais de 98% de votos a favor. Além da restituição, o plano inclui a venda de ativos para o consórcio de criptografia Fahrenheit Holdings, uma coalizão que engloba nomes notáveis como Arrington Capital e a mineradora US Bitcoin Corp. Esse consórcio se destacou como o arrematante do ativo da Celsius Network em maio de 2023.

 

O pedido de falência da Celsius, que abalou o setor, foi apresentado em julho do ano passado, coincidindo com o início do período de turbulência no mercado de criptomoedas. A situação se agravou com a renúncia do CEO da empresa, Alex Mashinsky, em setembro de 2022. Em um capítulo adicional de reviravoltas, Mashinsky foi detido em julho de 2023 sob acusações de fraude e manipulação do preço do token CEL, alegações que ele negou.