Ethereum

OFAC dos EUA sanciona carteira Ethereum (ETH) vinculada a membro do cartel de Sinaloa

Jimenez Castro, envolvido em operação antidrogas, tem carteira sancionada após receber milhares de dólares em depósitos

1 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 12h00
Foto: Reprodução (Kanchanara/ Unsplash)

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos tomou medidas decisivas na luta contra o tráfico de drogas, ao sancionar uma carteira Ethereum associada a Jimenez Castro, um indivíduo mexicano com conexões diretas ao infame cartel de Sinaloa.

 

Castro figura entre os dez indivíduos listados na lista de sanções da OFAC, como parte de uma ampla operação antidrogas. Detalhes sobre essa operação foram publicados no site oficial da organização.

 

A carteira Ethereum, alvo das sanções, entrou em atividade pela primeira vez no início deste ano, especificamente em janeiro. Durante um período de dois meses, essa carteira registrou a impressionante quantia de aproximadamente US$ 740 mil em depósitos na plataforma da Binance, de acordo com informações compiladas pela Arkham.

 

Essa ação sancionatória da OFAC reforça o compromisso do governo dos Estados Unidos em combater o tráfico de drogas e as atividades ilícitas que o financiam, incluindo o uso de criptomoedas para lavagem de dinheiro e facilitação de transações obscuras.

 

A medida também serve como um lembrete de que as autoridades de aplicação da lei e os órgãos reguladores estão atentos às transações financeiras realizadas por meio de criptomoedas, e estão prontos para tomar medidas enérgicas contra qualquer indivíduo ou entidade que viole as leis de combate ao crime financeiro.