Criptomoedas

FMI propõe estrutura para conter riscos sistêmicos de criptomoedas

Documento destaca vulnerabilidades e riscos potenciais do setor

2 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 13h35
Reprodução: DCStockPhotography

O Fundo Monetário Internacional (FMI) propôs uma estrutura para auxiliar os decisores políticos e as autoridades reguladoras a conter os riscos potenciais do setor cripto. O documento, denominado Avaliação de riscos macrofinanceiros de ativos criptográficos, destaca as vulnerabilidades e riscos potenciais do setor.

 

 

A estrutura proposta é dividida em três etapas. Na primeira etapa, há uma árvore de decisão que avalia a importância crítica do setor criptográfico para a economia nacional. Em seguida, na segunda etapa, será necessário a análise de indicadores, do mesmo modo aos utilizados nas finanças tradicionais, que indicam o potencial de risco sistêmico. 

 

 

Na última etapa, fala o risco macrofinanceiro global dos criptoativos que podem ter implicações na avaliação do risco sistêmico de um país.“A análise a nível nacional destaca vulnerabilidades e riscos, analisa potenciais gatilhos que levam ao risco sistêmico e propõe potenciais ferramentas políticas”, escreve o FMI.

 

 

O documento do FMI destaca que os criptoativos representam um componente importante do setor financeiro internacional. “As ligações dos ativos criptográficos com o resto da economia ainda são limitadas, mas estão sendo estabelecidas rapidamente à medida que os ativos criptográficos se tornam mais amplamente utilizados”, diz o documento.