Regulamentações

Presidente do Banco de Portugal defende regulamentação global de criptomoedas

Mário Centeno diz que esforços nacionais são insuficientes

7 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 12h00
Foto: Reprodução (Wirestock / Freepik)

O presidente do Banco de Portugal, Mário Centeno, defendeu nesta terça-feira a necessidade de uma regulamentação global de criptomoedas. Em seu discurso de abertura na Conferência de Estabilidade Financeira do Banco de Portugal de 2023, Centeno disse que os esforços nacionais para supervisionar o mercado de criptomoedas não funcionarão corretamente sem um marco regulatório global.

 

 

“Seria míope acreditar que regular e supervisionar os riscos globais [apresentados pelos criptoativos] e as entidades globais em nível nacional será suficiente”, disse Centeno. Ele pediu cooperação internacional para criar um marco robusto para as criptomoedas. 

 

 

Centeno também expressou descrença no potencial de democratização dos ativos digitais. "Esses produtos voláteis tiveram um enorme aumento de popularidade durante a pandemia do COVID-19, mas provaram-se insustentáveis e, sem surpresa, culminaram no colapso de vários produtos”, ressaltou. 

 

 

O presidente do Banco de Portugal elogiou o primeiro marco abrangente de criptomoedas da União Europeia, o Markets in Crypto-Assets (MiCA).Porém, Centeno falou na necessidade de uma maior cooperação internacional para regular o mercado de criptomoedas sob o princípio de “mesmo risco, mesma regulamentação”.