Criptomoedas

DOJ dos EUA anuncia acusações contra empresas por envolvimento com fentanil e uso de criptomoedas

Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro dos EUA impõe sanções em operações de criptoativos suspeitas

4 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 10h37
Foto: Reprodução (Dmitry Demidko/ Unsplash)

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) anunciou na última terça-feira (3) oito acusações contra empresas sediadas na China e seus funcionários, alegando que eles têm ligações com a produção e distribuição do fentanil, um opioide sintético que é até 100 vezes mais potente que a morfina.

 

As acusações feitas pelo DOJ, que vêm como um duro golpe na luta contra a epidemia de opioides nos EUA, indicam que essas empresas podem ter utilizado criptomoedas para gerenciar as finanças relacionadas às suas atividades suspeitas. Essa notícia ressalta o crescente papel da tecnologia no mundo do crime organizado.

 

Simultaneamente às ações do departamento, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro dos Estados Unidos impôs sanções a 28 entidades e indivíduos supostamente envolvidos nas operações relacionadas ao fentanil. Além disso, a OFAC identificou 16 carteiras de criptomoedas que acredita estar associadas às partes indiciadas.

 

Entre as entidades sinalizadas pela OFAC, destacam-se a Hanhong Pharmaceutical Technology, a Hebei Crovell Biotech e diversos indivíduos detentores de criptomoedas. Entre os ativos em questão estão o Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Tether (USDT), Tron (TRX) e USD Coin (USDC). As sanções aplicadas visam coibir atividades ilegais relacionadas ao tráfico de fentanil e ao uso indevido dessas moedas.