OFAC dos EUA amplia lista de carteiras de criptomoedas ligadas ao tráfico de fentanil
Governo dos Estados Unidos adiciona 17 endereços e combate comércio da droga na China
6 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 09h56O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro dos Estados Unidos expandiu sua lista de cidadãos especialmente designados (SDN) na última terça-feira (3) ao incluir diversas carteiras de criptomoedas associadas ao comércio ilegal de fentanil. Esta medida tem como alvo uma rede de tráfico de drogas, centrada principalmente na China, que utilizou uma ampla gama de criptomoedas para facilitar suas operações ilícitas.
O governo norte-americano identificou seis entidades e seus endereços de carteira digital, compreendendo cinco indivíduos e uma empresa chamada Valerian Labs. A ação do OFAC alcançou um total de 17 endereços de carteira, abrangendo criptomoedas populares como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Tron (TRX).
Notavelmente, a maioria das transações ilícitas nessas duas últimas blockchains envolveu o uso de stablecoins, criptos lastreadas em moedas fiduciárias com preços relativamente estáveis, como o dólar americano.
Além do Valerian Labs, as carteiras dos cinco indivíduos estão todas hospedadas na mesma exchange centralizada de criptomoedas, onde cada um deles recebeu "centenas de milhares de dólares". A identidade da corretora em questão permanece em sigilo, conforme declarado pelo OFAC.