Banco de ativos digitais obtém licença e eleva oferta para negociar ações da S&P 500 na Europa
Xapo, com sede em Gibraltar, oferece a clientes europeus oportunidade de negociar ações como Apple, enquanto mantém seu compromisso com gestão de criptoativos
11 OUT 2023 • POR Carlos Borges • 11h20O banco de ativos digitais Xapo, sediado em Gibraltar, obteve uma licença de corretor de valores mobiliários e isso permite à instituição oferecer aos seus clientes na Europa a capacidade de negociar ações S&P 500, incluindo gigantes como a Apple, enquanto mantém sua oferta de gestão de criptoativos.
Em uma entrevista ao CoinDesk, o CEO da Xapo, Seamus Rocca, destacou que essa licença representa um passo estratégico para a empresa, consolidando sua abordagem centrada em investimentos diretos e de longo prazo. Isso se diferencia das estratégias de negociação especulativas, pelas quais as criptomoedas são reconhecidas.
A jornada da Xapo foi fundada em 2013 com uma carteira, um cofre de custódia refrigerado e uma reserva substancial de 30 mil Bitcoins (BTC). Ao longo dos anos, a empresa estabeleceu-se em Gibraltar sob a estrutura de provedor de serviços de ativos virtuais (VASP). Desde 2019, a Xapo obteve algumas conquistas, incluindo a obtenção de uma licença bancária e a adesão principal às redes Visa e Mastercard.
Além disso, a empresa assegurou a adesão ao SWIFT, o sistema global utilizado para transferências bancárias interbancárias, permitindo interações diretas com bancos correspondentes e acesso a contas do mercado monetário, sem depender de intermediários ou empresas de pagamento.
O cenário financeiro europeu testemunha um crescente interesse por parte das instituições bancárias, em parte impulsionado pelo regime Markets in Crypto Assets, conhecido como MiCA. No entanto, a Xapo optou por se afastar da adoção da criptografia institucional ao vender seu negócio de custódia empresarial para a Coinbase em 2017. Em vez disso, a empresa permanece fiel ao varejo e à filosofia de liberdade financeira intrínseca ao BTC.