Binance enfrenta desafios de liquidez enquanto volatilidade abala mercado de criptomoedas
Traders sentem impacto após relatório falso sobre ETFs da BlackRock
17 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 08h39A Binance, exchange de criptomoedas, viu seus investidores enfrentarem oscilação em suas operações na última segunda-feira (17). Os traders que buscavam comprar e vender Bitcoin (BTC) na plataforma enfrentaram dificuldades em comparação com seus colegas na Kraken e Coinbase, conforme revelam os dados monitorados pela Kaiko, com sede em Paris.
Os números indicaram que a profundidade de venda de 0,1% na Binance, uma métrica crucial que reflete a liquidez do lado da compra, despencou para meros 1,2 BTC (equivalente a US$ 30 mil) de um total de 100 BTC. Essa queda ocorreu à medida que a volatilidade aumentou após a circulação de um relatório falso sobre a aprovação do fundo negociado em bolsa (ETF) da BlackRock nas redes sociais.
O frenesi desencadeado pelo boato fez com que a principal criptomoeda, o Bitcoin, subisse 7,5%, atingindo a marca dos US$ 30 mil em uma reação instintiva. No entanto, a BlackRock desmentiu o relatório, resultando em uma rápida reversão dos ganhos.
Para contextualizar, a profundidade de venda de 0,1% representa o número de ordens de compra pendentes do preço médio ou da média dos preços de compra e venda. O preço de venda é aquele pelo qual o vendedor está disposto a vender, enquanto o lance é o valor pelo qual o comprador está pronto para comprar.
Uma maior profundidade de compra e venda facilita a execução de grandes ordens a preços estáveis, minimizando a derrapagem, a diferença entre o preço esperado de uma negociação e o preço real ao qual a negociação é efetuada.