Criptomoedas

Comitê de Basileia propõe tornar obrigatória divulgação de exposição a criptoativos por bancos

Instituições precisariam fornecer dados qualitativos e quantitativos sobre atividades com criptomoedas

17 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 18h56
Reprodução BIS

O Comitê de Basileia para Supervisão Bancária (BCBS), órgão do Banco de Compensações Internacionais (BIS), propôs nesta terça-feira (17) tornar obrigatória a divulgação de exposição a criptoativos por bancos.

 

 

A proposta, que está em consulta pública até 31 de janeiro de 2024, estabelece uma "tabela de divulgação padronizada e um conjunto de modelos para a exposição de bancos a criptoativos", para ser implementada no dia 1º de janeiro de 2025.

 

 

Com essas novas regulamentações, os bancos teriam que fornecer dados quantitativos sobre exposições a criptoativos, além dos requisitos de capital e liquidez correspondentes. Os bancos também seriam precisariam conceder todos os dados qualitativos sobre suas atividades ligadas a criptomoedas.

 

 

Segundo o documento, as instituições precisariam fornecer dados sobre classificações contábeis de sua exposição a criptoativos e passivos. Com a proposta, o comitê disse que haverá um incentivo a aplicação da disciplina de mercado e diminuirá as diferenças de informações entre bancos e participantes do mercado.