FTX

Ex-CEO da FTX teve agenda intensa de reuniões com autoridades em setembro de 2022

Depoimento do agente especial do FBI revela encontros com ex-presidente Bill Clinton, governadora de Nova York e líderes sauditas

18 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 08h39
Reprodução: Sam Bankman-Fried

No desenrolar do julgamento criminal em curso contra o ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, o agente especial do FBI, Richard Busick, prestou um depoimento na última terça-feira (17) que detalhava a movimentada agenda de Bankman-Fried em setembro de 2022. As estratégias de pirâmide invertida revelam que o ex-executivo da exchange esteve envolvido em reuniões de alto nível com figuras proeminentes, apenas dois meses antes do colapso da bolsa.

 

Busick foi encarregado de rastrear o paradeiro do celular de Bankman-Fried, utilizando dados das torres de celular entre junho de 2021 e novembro de 2022. As informações recuperadas, em conjunto com e-mails obtidos pelo Departamento de Justiça (DOJ), forneceram um olhar intrigante sobre o mês de setembro do empresário do ano passado.

 

Segundo os e-mails, em 20 de setembro, Bankman-Fried foi agendado para se encontrar com o ex-presidente Bill Clinton em um hotel Hilton na cidade de Nova York. A procuradora assistente dos EUA, Danielle Kudla, destacou que, em 16 de setembro, Bankman-Fried também teve uma reunião com a governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, embora a localização exata da reunião não tenha sido confirmada pelo escritório de Hochul.

 

A movimentação não parou por aí. Nos dois dias seguintes, Bankman-Fried foi relatado que teve reuniões com Yasir bin Othman Al-Rumayyan, presidente da empresa petrolífera estatal saudita Saudi Aramco, e com o ministro de investimentos da Arábia Saudita, Khalid A. Al-Falih. Esses encontros estratégicos, revelados por meio de e-mails e dados de telefones celulares coletados pelo DOJ, levantaram questionamentos sobre a extensão das conexões internacionais de Bankman-Fried.

 

Além disso, a procuradora Kudla informou que Bankman-Fried se reuniu com o prefeito de Nova York, Eric Adams, em 3 de março de 2022, conforme evidenciado pelos dados coletados.