Senadores e legisladores nos EUA pedem respostas sobre uso de criptomoedas sobre o Hamas
Expressam preocupação e solicitam ação da administração de Joe Biden em relação ao financiamento de grupos terroristas
22 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 08h00A senadora Elizabeth Warren, representante democrata de Massachusetts, lidera um grupo de mais de 100 legisladores, expressou preocupação com a alegada arrecadação de milhões de dólares pelo grupo Hamas, por meio da utilização de criptomoedas, e busca respostas da administração de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos.
O movimento ganhou força após uma matéria do Wall Street Journal, que revelou que o Hamas, juntamente com outros grupos, teria utilizado criptoativos como uma ferramenta de financiamento, antes dos ataques ocorridos em Israel no início deste mês. A resposta a essas preocupações veio na forma de uma carta enviada na terça-feira ao Departamento do Tesouro e à Casa Branca.
Uma das ações legislativas que os representantes consideram é o projeto de lei proposto pela senadora Warren, para coibir o uso de criptomoedas para lavagem de dinheiro e evasão de sanções. O senador Sherrod Brown, democrata de Ohio e presidente do Comitê Bancário do Senado, que pode desempenhar um papel fundamental na promoção desse projeto de lei, que manifes hesitação, de acordo com informações do político. No entanto, ele assinou a carta na última terça-feira (17).
É importante notar que representantes favoráveis às criptos também endossaram a carta, incluindo o deputado Jake Auchincloss, democrata de Massachusetts, e Josh Gottheimer, democrata de Nova Jersey.
Os legisladores buscam respostas específicas sobre as ações que a administração Biden toma para abordar o uso de criptomoedas por organizações terroristas, bem como informações sobre as contas mantidas na exchange Binance e o uso da Tether (USDT). Eles estabeleceram um prazo para obter essas respostas até o final de outubro.