Criptomoedas

Morgan Stanley prevê fim do inverno das criptomoedas e analisa mercado de ativos digitais

Gestor de investimentos aponta para padrões históricos do Bitcoin (BTC) e impacto do halving

19 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 08h14
Foto: Reprodução (Viktor Forgacs/ Unsplash)

O Morgan Stanley Wealth Management divulgou sua perspectiva sobre a recente baixa de mercado de criptomoedas, sugerindo que o inverno do mercado digital pode ter chegado ao fim.

 

A gestora de investimentos realizou uma análise que revela que, historicamente, o ponto mais baixo do Bitcoin (BTC) durante invernos criptográficos anteriores ocorreu aproximadamente 12 a 14 meses após atingir o seu pico. Vale lembrar que o BTC alcançou um valor recorde de cerca de US$ 68 mil em novembro de 2021 e chegou ao seu ponto mais baixo um ano após esse marco.

 

Outro aspecto relevante destacado pelo gestor de fortunas é a magnitude da redução no valor do Bitcoin durante esses períodos. Observa-se que os mínimos de preços anteriores ficaram cerca de 83% abaixo de seus máximos correspondentes. Em novembro de 2022, o BTC havia diminuído quase 77%, atingindo aproximadamente US$ 16 mil.

 

Além disso, a análise aponta que a maioria dos ganhos da principal criptomoeda do mercado ocorre logo após o evento de halving. Denny Galindo, autor da análise, destaca que o "período de alta começa com o evento de halving e termina quando o preço do BTC atinge seu pico anterior".

 

O halving, que ocorre aproximadamente a cada quatro anos, envolve a redução pela metade da recompensa pela mineração bem-sucedida de um bloco de Bitcoin. Esse evento, conhecido como "redução pela metade", tem o efeito de reduzir a pressão inflacionária sobre o BTC.