Criptomoedas

Como canais do YouTube podem prever tendências no mercado de criptomoedas?

Dados de audiência se tornam indicadores-chave para investidores

19 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 10h26
Foto: Christian Wiediger/ Unsplash

O mercado de criptomoedas chama atenção por sua volatilidade, mas agora, uma empresa de pesquisa especializada, a Delphi Digital, sugere que os números de inscritos e visualizações em canais do YouTube relacionados a esses ativos podem ser usados como indicadores para prever os principais topos e fundos do mercado.

 

Avaliando sentimentos do mercado

O método proposto pela Delphi Digital é tão surpreendente quanto lógico. Ele começa com uma análise dos canais do YouTube relacionados à criptografia que os investidores assistem regularmente. Para criar um indicador de sentimento, a empresa multiplica o número de canais seguidos, as horas diárias dedicadas à visualização desses canais e o número de inscritos em cada um desses canais.

 

Segundo a Delphi Digital, essa métrica composta pode servir como um indicador contrário valioso para avaliar o sentimento do mercado. Investidores de varejo, em particular, costumam ser os últimos a entrar e sair do mercado.

 

Suas decisões são frequentemente influenciadas por informações disponíveis gratuitamente, como vídeos no YouTube e blogs. Portanto, um aumento na audiência desses canais pode ser visto como um indicador contrário, semelhante às tendências de pesquisa no Google ou às pesquisas de opinião dos investidores.

 

Profissionais utilizam indicadores

Esse conceito de usar o sentimento do mercado como um indicador não é exclusivo dos investidores de varejo. Traders experientes e gestores financeiros profissionais também recorrem a indicadores de sentimento, muitas vezes tomando decisões contrárias ao consenso. Compram quando o sentimento é pessimista e vendem quando é otimista.

 

A Delphi Digital destaca que, historicamente, a mudança semanal nas visualizações e inscritos em canais populares do YouTube, como BitBoy Crypto, DataDash, EllioTrades Crypto e tantos outros.

 

Informações obtidas pela CoinDesk.