ETFs

Regulador financeiro de Hong Kong amplia acesso a ETFs de Bitcoin (BTC)

Mudanças regulatórias visam oferecer serviços a gama mais ampla de investidores em meio a preocupações de complexidade e risco

23 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 08h26
Foto: André François McKenzie/ Unsplash

Hong Kong expandiu as diretrizes regulatórias que até então restringiam a venda de produtos à vista para investidores profissionais. A mudança, recentemente anunciada pelo regulador financeiro do território, permite que intermediários alcancem uma gama mais ampla de clientes em um ambiente financeiro em constante evolução.

 

Essa medida surge em um momento em que o interesse em fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin (BTC) à vista está em alta. O JPMorgan, uma das maiores instituições financeiras do mundo, recentemente indicou que a aprovação de ETFs de BTC à vista nos Estados Unidos pode ocorrer nos próximos meses, possivelmente antes do prazo de 10 de janeiro, data para a aplicação do Ark 21Shares.

 

Esse movimento também segue a acusação feita pela autoridade financeira de Hong Kong contra a exchange de criptomoedas JPEX por operar sem licença, o que resultou em prisões e na promessa de divulgação dos detalhes dos candidatos licenciados.

 

No entanto, as mudanças regulatórias em Hong Kong trazem consigo desafios significativos. O governo de Hong Kong continua relutante em abrir suas portas para produtos estrangeiros de ativos virtuais (VA), considerando-os “complexos” e, portanto, potencialmente arriscados.

 

Além disso, os investidores em potencial agora enfrentam a exigência de passar por um teste de conhecimento de investimento único, garantindo que possuam patrimônio líquido suficiente para assumir os riscos associados à negociação de ativos virtuais. Os intermediários, por sua vez, também são obrigados a fornecer aos clientes declarações de divulgação de riscos, visando garantir a transparência e a proteção dos investidores.