Crise bancária nos EUA afunda comércio institucional de criptomoedas
Volume de transações de mais de US$ 10 milhões despencou desde março
23 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 13h54Segundo um relatório da plataforma de inteligência blockchain Chainalysis, o comércio institucional de criptomoedas na América do Norte desmoronou nos últimos sete meses, após uma série de falências de bancos.
O relatório, publicado nesta segunda-feira (22), descobriu que o volume de transações "institucionais" - definido como transações no valor de mais de US$ 10 milhões - caiu entre abril e junho de 2023. Durante o mesmo período, as atividades comerciais menores "profissionais" e "varejo" permaneceram constantes.
"A atividade criptográfica contraiu mais nos meses imediatamente após a crise bancária de março, que viu o Silicon Valley Bank e os bancos amigos da criptografia Signature e Silvergate fecharem", diz o relatório.
A crise bancária foi causada por uma série de fatores. Os três bancos falidos eram todos importantes provedores de serviços bancários para empresas de criptomoedas, e suas falências dificultaram o acesso ao financiamento para essas empresas.
A queda no comércio institucional também teve um impacto nas stablecoins. O relatório da Chainalysis descobriu que a participação da América do Norte no volume de criptomoedas ocupado por stablecoins caiu de 70,3% para 48,8% entre fevereiro e junho de 2023.
“Desde a primavera de 2023, a maioria dos fluxos de stablecoin para os 50 maiores serviços de criptografia mudaram de serviços licenciados nos EUA para serviços licenciados fora dos EUA”, destacou Chainalysis.