Criptomoedas

Crypto Fear & Greed Index atinge maior nível desde 2021: o que isso significa para investidores?

Com leituras de "ganância" em alta, investidores enfrentam decisões cruciais no mercado de criptomoedas

29 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 08h00
Foto: Reprodução (Markus Spiske/ Unsplash)

O Crypto Fear & Greed Index disparou para um nível de 70,6, o mais alto desde novembro de 2021, de acordo com dados fornecidos pela plataforma alternativa.me. Este índice, que varia de 0 a 100, avalia o sentimento do mercado em relação ao Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas proeminentes, usando uma variedade de métricas, incluindo dinâmica do mercado, volatilidade, volume de negociação e atividade em redes sociais.

 

Valores situados entre 50 e 74 indicam um sentimento de "ganância", enquanto leituras acima de 75 apontam para uma "ganância extrema". Em resumo, quanto maior a pontuação, mais confiantes os investidores se sentem em relação às perspectivas do Bitcoin.

 

Esse índice não passa despercebido pelos traders experientes, que costumam seguir uma regra de ouro: comprar quando o índice sinaliza "medo extremo" e adotar cautela quando detecta "ganância" predominante entre os investidores.

 

Curiosamente, a análise do índice de força relativa (RSI) do Bitcoin apoia essa abordagem. O RSI, que apresenta uma leitura acima de 70 como um sinal de "sobrecompra", muitas vezes precede correções nos mercados em alta.

 

O que isso tudo significa para os investidores de criptomoedas? Com o Crypto Fear & Greed Index atingindo níveis não vistos em quase um ano, os investidores enfrentam decisões cruciais. A ganância pode impulsionar o mercado, mas também é acompanhada de riscos. Enquanto alguns apostam na continuação do rali, outros podem optar por adotar uma postura mais cautelosa.