Fundador da FTX testemunhará em julgamento por fraude na exchange de criptomoedas
Em busca de provar inocência, Bankman-Fried se prepara para depor em tribunal
25 OUT 2023 • POR Carlos Borges • 12h23No desenrolar do julgamento criminal que envolve acusações de fraude e conspiração na FTX, exchange de criptomoedas que declarou falência em novembro de 2022, Sam Bankman-Fried, fundador da empresa, testemunhará em sua própria defesa. Seus advogados revelaram essa estratégia durante uma teleconferência nesta quarta-feira (25), destacando o esforço de Bankman-Fried para demonstrar sua inocência.
Bankman-Fried, conhecido por sua postura franca e comunicativa, não se conteve após o colapso da FTX. Ele concedeu entrevistas a repórteres, lançou um boletim informativo na plataforma Substack e publicou uma série de tweets na tentativa de explicar a queda da exchange nas semanas subsequentes à solicitação de falência.
Estratégia defensiva e testemunhas
Durante a teleconferência, a equipe de defesa revelou que planeja chamar apenas algumas testemunhas ao lado de Bankman-Fried. Entre elas, o especialista em serviços financeiros Joseph Pimbley, da PF2 Securities, que testemunhará em apoio a Bankman-Fried. Além disso, um advogado das Bahamas pode ser convocado para depor, conforme informou Mark Cohen, o principal advogado de defesa.
Enquanto isso, a promotoria antecipa encerrar a convocação de testemunhas em um prazo relativamente curto. O agente do FBI Mark Troiano e o procurador assistente dos EUA, Nicholas Roos, afirmaram durante a teleconferência que esperam concluir a apresentação das testemunhas em uma hora após o início da sessão do tribunal na quinta-feira, incluindo apenas mais um depoimento em sua lista.