Criptomoedas

Operação "Príncipe do Bitcoin" desarticula esquema criminoso de criptomoedas no Rio de Janeiro

Pirâmide com criptos enganou mais de 40 investidores

29 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 12h00
Foto: Reprodução (De an Sun/ Unsplash)

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil do estado deflagraram nesta quarta-feira (25) a operação “Príncipe do Bitcoin”, que desarticulou um esquema criminoso em Campos dos Goytacazes.

 

 

A ação policial resultou na prisão de quatro pessoas, além de cumprir mandados de busca e  apreensão em endereços ligados a uma organização criminosa que atuava no Rio de Janeiro no esquema de pirâmide financeira com criptomoedas.

 

 

Um dos principais alvos da operação é o pastor evangélico Fabrício Vasconcelos Nogueira, que atuava como trader e captava clientes para a empresa A.C. Consultoria. Segundo as investigações, a quadrilha prometia retorno financeiro de 15% a 30% ao mês por meio de investimentos em criptomoedas.

 

 

A empresa A.C. Consultoria foi fundada em 2016 e, segundo o MPRJ, fez mais de 43 vítimas. O MPRJ também informou que outra empresa, a Gayky Cursos Ltda, foi criada para continuar com o mesmo esquema. 

 

 

Após vários contratos, a empresa disse todos os contratos seriam rescindidos e os valores referentes aos mesmos seriam pagos em um prazo de 90 dias. No entanto, o pagamento não foi realizado. A 2ª Vara Criminal de Campos dos Goytacazes ordenou o bloqueio das contas dos valores dos denunciados até o valor de R$ 1,9 milhão.