Exchanges

Legisladores republicanos pedem ao DOJ que investigue exchanges por financiamento do terrorismo

Senadora Cynthia Lummis e deputado French Hill encaminharam carta para procurador-geral Merrick Garland

26 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 14h48
Crédito: Freepik

Legisladores republicanos dos EUA pediram ao Departamento de Justiça (DOJ) que investigue as exchanges de criptomoedas Binance e Tether por possíveis violações das leis de sanções e financiamento do terrorismo.

 

 

Em uma carta encaminhada ao procurador-geral Merrick Garland nesta quinta-feira (26), a senadora Cynthia Lummis, de Wyoming, e o deputado French Hill, de Arkansas, afirmaram que as duas exchanges podem estar fornecendo apoio material e recursos para terroristas que atualmente têm como alvo Israel.

 

 

"É bem sabido que a Tether está conscientemente facilitando violações das leis de sanções aplicáveis e da Lei de Sigilo Bancário ao não conduzir a devida diligência e triagens adequadas do cliente, apesar de estar ciente de que seu produto é usado para facilitar o terrorismo e outras atividades ilícitas", escreveram os legisladores.

 

 

A carta cita um relatório do Financial Times de que a Tether congelou recentemente 32 endereços controlados pelo Hamas e entidades ligadas à Rússia em Israel e na Ucrânia. Lummis e Hill também apontaram que para “chegar a uma decisão de acusação sobre Binance que reflita seu nível de culpabilidade e concluir rapidamente suas investigações sobre as atividades ilícitas em andamento envolvendo Tether”.

 

 

“Muitos intermediários de ativos criptos procuram cumprir as sanções dos EUA e as leis de lavagem de dinheiro, vendo corretamente as regulamentações como necessárias para desbloquear a promessa dos ativos criptos e da tecnologia de registro distribuído”, argumentaram