Japão, Reino Unido, Singapura e Suíça colaboram para explorar tokenização de ativos
Iniciativa pode resultar em avanços no mercado financeiro digital
2 NOV 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 12h00Em um anúncio feito nesta segunda-feira (30), reguladores financeiros de destaque em Japão, Reino Unido, Singapura e Suíça revelaram planos para realizar testes de tokenização de ativos em diversos setores, incluindo produtos de renda fixa, câmbio e gestão de ativos. Esse esforço colaborativo visa impulsionar o avanço da tokenização de ativos em uma escala internacional.
A Autoridade Monetária de Singapura (MAS) lidera a iniciativa com a criação do "Project Guardian", um consórcio composto por reguladores renomados, como a Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA), a Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido e a Autoridade Supervisora do Mercado Financeiro Suíço (FINMA). A parceria entre essas entidades procura promover a colaboração no campo da tokenização de ativos.
A tokenização, um processo que envolve a digitalização de ativos do mundo real por meio da tecnologia blockchain, que ganha destaque entre grandes instituições financeiras e bancos em todo o mundo. As principais economias testam a emissão de títulos tokenizados e a digitalização de fundos, visando aprimorar a eficiência dos mercados financeiros globais.
O Project Guardian concentra-se em diversos aspectos cruciais, incluindo a discussão sobre o tratamento legal e contábil dos ativos digitais, a identificação de riscos potenciais e deficiências nas políticas existentes. Além disso, o projeto estabelecerá padrões comuns para a estruturação do mercado de ativos digitais e promover as melhores práticas em todas as jurisdições participantes.