Celestia (TIA) lança versão beta de blockchain e traz soluções para problemas de escalabilidade
Plataforma modular do TIA promete nova era de eficiência e disponibilidade de dados no mundo das criptomoedas
31 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 12h23O blockchain Celestia deu um passo em direção a uma solução para os problemas de escalabilidade e estabilidade que atormentam muitos blockchains convencionais, como Ethereum (ETH) e Solana (SOL). A plataforma acaba de lançar sua versão beta da rede principal, logo após a emissão do token TIA para 580 mil usuários.
Rede modular para escalabilidade e estabilidade
A Celestia, também conhecida como uma "rede modular de disponibilidade de dados que se adapta com segurança ao número de usuários," se propõe a revolucionar o mundo das criptomoedas.
Seu principal objetivo é solucionar os problemas de escalabilidade que são desafios para blockchains monolíticos. Com sua abordagem modular, a Celestia promete maior estabilidade e eficiência na transferência de dados.
Blocos iniciais de 2 MB com suporte para 8 MB
Um dos diferenciais da Celestia é o tamanho dos blocos iniciais, que terão 2 MB de capacidade. No entanto, a plataforma se destaca ao oferecer suporte para blocos de até 8 MB, com atualizações programadas para o futuro, realizadas por meio de um processo de governança on-chain. A empresa tem planos ambiciosos e pretende oferecer suporte a blocos de 1 GB para "fornecer disponibilidade de dados para o ecossistema modular."
Blockchains modulares contra monolíticos
A abordagem modular do Celestia contrasta com os blockchains monolíticos, que enfrentam desafios para escalar sem comprometer a descentralização ou a segurança. Os blockchains modulares da Celestia empregam canais específicos para velocidade e execução, permitindo uma escalabilidade eficiente sem comprometer a segurança.
Além disso, a plataforma utiliza amostragem de disponibilidade de dados (DAS), uma técnica que verifica a disponibilidade de todos os dados no blockchain, aumentando a velocidade de transferência de dados.