Criptomoedas

WalletConnect restringiu acesso de clientes na Rússia

Startup web3 segue diretrizes do OFAC para evitar violações de sanções

31 OUT 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 19h23
Foto: Reprodução (fabrikasimf / Freepik)

A startup web3 WalletConnect anunciou que restringiu o acesso a seu protocolo para clientes na Rússia. A empresa tomou a decisão em conformidade com as diretrizes do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA.
 

 

Em um post no X, antigo Twitter, o WalletConnect disse que a restrição foi feita "à luz das últimas orientações legais e do OFAC". O OFAC tem como alvo o fluxo de criptoativos na Rússia há alguns anos, e a guerra Rússia-Ucrânia aumentou a pressão sobre as empresas de criptomoedas para cumprir as sanções.

 

 

O CEO da WalletConnect, Pedro Gomes, disse em um comunicado que a empresa agiu para restringir usuários na Rússia na segunda-feira. "Houve alguns relatos incorretos de que bloqueamos outros países não sancionados. Podemos confirmar que nenhum outro país foi bloqueado”. 

 

 

A restrição também afetou temporariamente a Ucrânia. Gomes disse que a empresa restringiu os endereços IP da Ucrânia até que pudesse voltar a operar de forma compatível com as áreas do país que não estão sujeitas a sanções.