Polícia de Taiwan desvenda maior caso de lavagem de dinheiro com criptomoedas no país
Suspeitos envolvidos em fraude de investimento foram presos em operação policial
1 NOV 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 08h56A polícia de Taiwan divulgou detalhes do que parece ser o maior caso de lavagem de dinheiro relacionado a criptomoedas registrado no país, envolvendo a quantia de 324,2 milhões de Tether (USDT), equivalente a US$ 324,2 mi.
De acordo com o departamento de investigação criminal da agência policial, a operação iniciou em junho, quando um suspeito de sobrenome Chiu foi detido, acusado de processar mais de 324,2 milhões de USDT como parte de um esquema de lavagem de dinheiro associado a um caso de fraude de investimento descoberto em outubro de 2022. A ação policial também resultou na prisão de outros três suspeitos.
A investigação revelou que o grupo fraudulento orientou suas vítimas a transferir esses valores para contas fictícias, por onde os fundos ilícitos eram direcionados para bolsas de criptomoedas no exterior ou para comerciantes individuais. Chiu, o suspeito central, teria então supostamente convertido essas criptos em dinheiro, segundo o United Daily News.
A força-tarefa encarregada da investigação também descobriu que Chiu frequentemente viajava para o exterior, levantando suspeitas sobre seu possível envolvimento em atividades de jogos de azar estrangeiros e grupos fraudulentos. O desfecho da investigação culminou na prisão de Chiu em junho, no Aeroporto Internacional de Taoyuan, quando o suspeito retornava ao país.
Além das prisões, a polícia apreendeu diversas provas incriminatórias, incluindo automóveis de luxo, relógios, telefones comerciais e até substâncias ilícitas.